Milad Alexandre Mack Atala, mais conhecido como Alex Atala, é um renomado chef de cozinha.
Aos dezoito anos, viajou para a Europa como mochileiro e trabalhou pintando paredes na Bélgica. Por sugestão de um amigo, fez um curso profissionalizante de gastronomia e, em seguida, trabalhou em restaurantes na Bélgica, na França e na Itália, aperfeiçoando seus conhecimentos da arte culinária. Assim, aprendeu inglês, francês e italiano.
De volta a São Paulo, trabalhou no restaurante Sushi Pasta, porém o sucesso veio quando foi chamado para renovar o cardápio do extinto restaurante Filomena.
Por esse trabalho foi eleito o Melhor Jovem Chef pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Diferenciados.
Poucos meses depois, ele e mais dois sócios abriram o restaurante D.O.M., cujo projeto arquitetônico é de Ruy Ohtake. O D.O.M. tornou-se um sucesso de público e crítica, recebendo diversos prêmios.
Alex é um defensor da culinária regional, como expressa em seu livro Por uma Gastronomia Brasileira, e coloca a culinária amazônica, especificamente a paraense, como base de alguns de seus melhores pratos. Ela planeja, em breve, a abertura de um restaurante de culinária regional brasileira.
Com seu trabalho reconhecido aqui e lá fora, o chef Alex Atala, cozinheiro por acaso e hoje comanda o programa de culinária Mesa para Dois, no canal GNT, da Globosat. Seu Restaurante D.O.M foi fundado no final de 1999 em São Paulo.
O restaurante ganhou fama internacional ao misturar cozinha contemporânea e ingredientes brasileiros.
Eleito chef do ano pelo Guia Quatro Rodas em 2006, foi considerado 18º melhor restaurante do mundo e o melhor da América do Sul, segundo a lista San Pellegrino World’s 50 Best Restaurants de 2010.
Livros:
“Por uma Gastronomia Brasileira” – Alex Atala – Editora Bei, 2003.
“Com Unhas, Dentes & Cuca” – Alex Atala – Editora Senac, 2008.
“Escoffianas Brasileiras” – Alex Atala – Editora Larousse Brasil, 2008.