Reinaldo Canto, Formado em jornalismo pela Cásper Líbero e Pós-Graduado em Gestão de Conhecimento pela UFRJ.
O Consultor e Palestrante de temas ligados à Sustentabilidade e Meio Ambiente. Experiência em ministrar cursos e workshops sobre Água; Mudanças Climáticas; Planos de Comunicação para Sustentabilidade; Política Nacional de Resíduos Sólidos e Consumo Consciente.
SUSTENTABILIDADE: O QUE A COMUNICAÇÃO AINDA NÃO ENXERGOU
Objetivo
Os atuais futuros profissionais de comunicação em geral sentem dificuldade para entender a complexidade dos temas ligados à Sustentabilidade/Meio Ambiente. Como eles requerem um aprofundamento em suas abordagens, essa capitação vai contribuir para qualifica o participante nessa difícil tarefa.
Acreditamos que esse é um campo de trabalho que só tende a crescer em virtude dos problemas ambientais cada vez mais graves e persistentes.
Em tempos de aquecimento global, mudanças climáticas, crise hídrica, imobilidade urbana, esgotamento de recursos naturais, perdas dos ambientes naturais (florestas, espécie animais e vegetais, entre outros), as questões ambientais e da sustentabilidade precisam ser tratadas de maneira mais eficiente pelos comunicadores.
Público-Alvo: Jornalistas, estudantes de comunicação, publicitários, profissionais de marketing, relações públicas e demais interessados no tema.
OFICINAS PARA JORNALISTAS – TEMA ÁGUA
Objetivo
Como cobrir, engajar e conscientizar a sociedade para o uso da água e a proteção dos recursos naturais.
Público-Alvo: Jornalistas de veículos, órgãos públicos, empresas, entidades e organizações do terceiro setor.
MUDANÇAS CLIMÁTICAS & AQUECIMENTO GLOBAL
Objetivo
Explicar de maneira didática o que são as mudanças climáticas e o aquecimento global; suas principais causas e a urgência de ações que reduzem suas consequências.
Público-Alvo: executivos de empresas; jornalistas; publicitários e demais interessados no tema.
CONSUMO CONSCIENTE, REFLORESTAMENTO E UM FUTURO SUSTENTÁVEL
Objetivo
Apresentar uma série de experiências e recomendações que envolvem desde o plantio de árvores, a proteção delas e de outra plantas e o consumo cotidiano que interferem direta ou indiretamente na saúde e na existência de nossas florestas.
A ideia é que tudo seja feito de maneira bastante lúdica e com a participação efetiva do público infantil que será estimulado a se manifestar. O tempo estimado é de 1h:30m, mas podendo ser adaptado para aumentar ou diminuir no tempo mais adequado às necessidades.
Público-Alvo: Crianças e pré-adolescentes.
CURSO: AS NOVAS PAUTAS DA SUSTENTABILIDADE –
Objetivo
Abordar os novos desafios da cobertura ambiental e dos temas da sustentabilidade. Em tempos de Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Esgotamento dos Recursos Naturais, qual o papel das empresas de assessoria de imprensa, dos veículos de comunicação e dos jornalistas?
Os novos conceitos, as novas pautas e a quebra dos paradigmas da visão tradicional de se fazer jornalismo, entre elas, crescimento x sustentabilidade.
Público-Alvo – Estudantes de comunicação, jornalistas, profissionais e estagiários de assessoria de imprensa de empresas e ONGs.
CONSUMO CONSCIENTE – O QUE ISSO TEM A VER COMIGO?
Objetivo
O que é? Como fazer? De quem cobrar? O que cada um pode e deve fazer para ser um consumidor consciente em casa, no trabalho e no lazer. (3 a 4 módulos).
Público-Alvo – Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.
OS CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE
Objetivo
Breve história do movimento ambiental. Trazer a questão dos problemas ambientais para o dia a dia das pessoas. Como chegamos até aqui. O que é preciso ser feito para que possamos viver num mundo mais harmônico e equilibrado do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. (3 a 4 módulos).
Público-Alvo – Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A INICIATIVA PRIVADA
Objetivo
Definição de Desenvolvimento Sustentável. As grandes mudanças em curso no mundo. Novas leis que impactam os negócios (Lei de Resíduos Sólidos; cobrança pelo uso da água). Relatórios de Impacto Ambiental (GRI; EIA/RIMA). Responsabilidades e cobranças.
Público-Alvo – Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes universitários; micros e pequenos empresários.
A COMUNICAÇÃO NO TERCEIRO SETOR
Objetivo
O que difere a comunicação de uma ONG da feita em uma empresa? Quais as vantagens e desvantagens do terceiro setor? Uma causa pode usar as mesmas linguagens e técnicas empregadas pela iniciativa privada?
Apresentação de cases de sucesso (Greenpeace, Instituto Akatu, Anistia Internacional).
Público-Alvo – Membros de ONGs e estudantes.
PALESTRA: OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE
Objetivo
Abordar a problemática ambiental e quais os principais fatores que conduziram ao atual estágio de desequilíbrio e insustentabilidade. Enfocar a urgente necessidade de mudarmos os paradigmas de consumo. Dicas práticas ao alcance de todos que poderão garantir o bem-estar das futuras gerações.
Público-Alvo – Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.
PALESTRA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Objetivo
Diante da gravidade dos fatos ligados as mudanças climáticas, aquecimento global, perda da biodiversidade e desmatamento, qual o papel das empresas? Como a iniciativa privada pode agir visando adotar critérios de sustentabilidade sem comprometer o crescimento do seu negócio?
Público-Alvo – Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.
WORKSHOP: GERENCIAMENTO DE CRISES AMBIENTAIS
Objetivo
Um dano ambiental acabou de acontecer. Poluição, destruição, contaminação, prejuízos à fauna, a flora e a populações humanas. O que fazer? Como se comunicar?
Público-Alvo: Corpo diretivo e gerencial de empresas.
WORKSHOP: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Objetivo
Abordar a lei, seus principais impactos e a necessidade das empresas se adequarem a nova realidade.
Público-Alvo: Corpo diretivo e gerencial de empresas.
GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ORGANIZAÇÕES
Objetivo
Apresentar de maneira didática e expositiva, as principais questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e o desafio das empresas para fazer a adequação ambiental necessária frente as novas exigências legais e a nova realidade de recursos naturais escassos, uma eficiente gestão de resíduos sólidos, a redução de consumo dos insumos básicos, além das responsabilidades crescentes demandadas da sociedade e das oportunidades para novos negócios e o empreendedorismo. A disciplina aborda os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável aplicáveis aos negócios e traça um panorama de um mundo em transição para uma economia verde, equilibrada e inclusiva.
Público-Alvo: gestores públicos, privados e do terceiro setor.
SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE
Objetivo: Apresentar a visão de um mundo em profunda transformação tendo em vista os desequilíbrios ambientais do planeta e as urgentes necessidades na busca de maneiras de consumo e produção mais conscientes e equilibradas. a matéria faz a introdução a dois temas bastante atuais, mas ainda desconhecidos da maioria das pessoas. Os alunos terão a oportunidade de discutir e aprofundar seus conhecimentos sobre sustentabilidade e sobre os princípios que norteiam a visão e a prática do consumo consciente.
Público-Alvo: pessoas interessadas no tema.