Comunicólogo e escritor, Renato Meirelles é Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva. Foi fundador e presidente do Data Favela e do Data Popular, onde conduziu centenas e estudos sobre o comportamento do consumidor brasileiro.
Em 2012, Renato fez parte da comissão que estudou a nova Classe Média Brasileira, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República – SAE.
Considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país, foi colaborador do livro “Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País Chamado Favela”.
Renato também é colunista da revista Brasileiros e da Exame.com.
Com seu estilo inconfundível, Renato Meirelles transforma o cenário econômico atual e seu efeito no comportamento de consumo dos brasileiros em conceitos simples e de fácil compreensão para qualquer audiência, estimulando os participantes a uma reflexão mais precisa sobre as oportunidades de mercado.
Seu refinado senso de humor e talento discursivo, aliados à experiência empresarial, lhe permitem extrair, do simples, o extraordinário, mostrando exemplos reais de como proveitar as oportunidades que surgem no atual momento do Brasil.
A palestra considera uma apresentação base seguida de um breve espaço para discussões.
Sugestão de temas a serem abordados:
Comportamento e consumo
. Posse de bens;
. Demandas de consumo para 2018 (intenção de compra dos brasileiros e mensuração dos mercados estudados);
. Comportamento de compra dos brasileiros (importância de marca, preço e qualidade)
Cenário atual e expectativa do brasileiro
. Momento de vida dos brasileiros;
. Avaliação da situação financeira pessoal;
. Grau de dificuldade de pagar as contas;
. Percepção da crise e seus impactos na vida pessoal;
. Atitudes tomadas pelos brasileiros para lidar com a crise:
->Cortes no orçamento
->Renda extra
. Expectativas para 2019;
. Empreendedorismo.
Oportunidades para o mercado brasileiro